Home Empresa Serviços Recursos Técnicos Notícias Clientes Contato
Recursos Técnicos
Optimizing Global Trade in the 21st Century
Joshua Greenbaum
Published: Summer 2009
Beyond Supply Chain Visibility
Aberdeen Group
Published: July 2007
Instrução Normativa RFB nº 800 de 27 Dez 2007 - Siscomex Carga
Receita Federal do Brasil
Published: Dezembro 2007
The Business Value of Radio Frequency Identification (RFID)
Microsoft Corporation
Published: January 2006

Notícias
Artigo de José Tabeu Bijos, publicado na Revista Global.
Multicom.net e GT Nexus juntam forças para oferecer serviços avançados de logística pela Internet aos líderes industriais do quinto maior país do mundo.
O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES convida as Agências de Navegação que operam no Sistema Mercante, para participar do processo de homologação da nova sistemática a ser implantada em função da integração com o Sistema Integrado de Comércio Exterior.

Área Restrita
Login:
Senha:

Esqueci a senha

  Notícias
Receita Federal: testes para Siscomex Carga no porto do Rio terminam dia 14

A Receita Federal concluirá até o dia 14 os testes integrados do novo Sistema de Comércio Exterior Carga – Siscomex Carga – com o Sistema de Controle de Arrecadação do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante. De acordo com ato das Coordenações de Atendimento Aduaneiro e de Tecnologia, os testes abrangerão toda a carga marítima destinada ao porto do Rio de Janeiro, dele proveniente ou em passagem. e entrada de informações será feita através da troca eletrônica de documentos  (EDI). O novo sistema permitirá redução de custos da ordem de 70%.

Desde outubro do ano passado, que o novo sistema vem sendo testado pela empresa Multicom.net, a única que se habilitou a trabalhar nas diversas fases da operação,  a partir de layouts via EDI. As agências e empresas de navegação, bem como seus representantes, que operam no porto do Rio e já vinham acompanhando o desenvolvimento do projeto, devem agora se cadastrar no ambiente de treinamento do Siscomex Carga.

A partir do dia 15, o sistema terá abrangência nacional, segundo o Ato da Receita, publicado no Diário Oficial da União no último dia 22. Atualmente, cerca de 450 navios entram e saem mensalmente só no porto de Santos, carregando uma média de 130 mil contêineres. Para agilizar o processo de troca de informações de mercadorias entre a Receita Federal e as agências de navegação, despachantes, importadores e outros agentes e avaliar previamente a natureza e os riscos das cargas, o governo decidiu criar na área Mercante o novo sistema.

A Multicom.net, habilitada para testar o Siscomex Carga, promoveu inúmeras  simulações para detectar e corrigir eventuais falhas. A empresa é pioneira no Brasil no uso de EDI (Eletronic Data Interchance ou troca eletrônica de dados), atuando há dez anos no setor.

O Siscomex Carga fornecerá informações precisas à Receita Federal, através de documentos eletrônicos, sobre as cargas dos navios antes mesmo de desembarcarem no Brasil, acelerando significativamente os trâmites alfandegários. Além disso, os novos procedimentos proporcionam segurança e controle do fluxo de comércio à Receita.

Publicado na Revista Negócios Online, em 03 de junho de 2006